Operação em 8 estados apreende menores por atos de violência e desafios mortais na internet

Investigações iniciaram-se após ataque de adolescente a um morador de rua

Da Redação

Operação em 8 estados apreende menores por atos de violência e desafios mortais na internet
A cena foi transmitida ao vivo para centenas de pessoas pelo aplicativo Discord
Reprodução

Uma operação intitulada ‘Adolescência Segura’ prendeu nesta terça-feira (15) dois homens e apreendeu sete menores de idade que integram uma quadrilha que pratica crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.

A ação foi realizada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, visando desarticular o grupo criminoso.

“A atuação do grupo é tão significativa no cenário virtual que mereceu a atenção de duas agências independentes dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre os fatos, contribuindo com o trabalho dos policiais civis envolvidos no caso”, alegou a Polícia Civil.

As acusações são de tentativas de homicídio, maus-tratos de animais, apologias ao nazismo e armazenamento e divulgação de pornografia infantil. As ações contam com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria Nacional de Segurança.

As investigações iniciaram-se em fevereiro, após um adolescente atear fogo em morador de rua em Pechincha, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a própria família do jovem o denunciou. Ele foi detido e responde por fato análogo à tentativa de homicídio triplamente qualificado e armazenamento de imagens de abuso infantil.

Tópicos relacionados