Operadoras propõem plano de saúde sem internação para fim dos cancelamento unilateral

Medida seria uma alternativa ao fim dos contratos cancelados pelos planos de saúde, que prometem reaver os atendimentos até de clientes inadimplentes

BandNews FM

Dias após as operadoras pressionarem os congressistas e afirmarem que a situação dos planos de saúde está "insustentável", o setor propõe uma alternativa para o fim dos cancelamentos unilaterais: planos de saúde sem internação.

A medida, segundo as operadoras, aliviaria os custos que os planos precisam arcar com as internações e seria uma medida popular para brasileiros que desejam contar com o planos apenas para realizar consultas e exames.

Chamado de "plano segmentado", a implementação da medida seria a contrapartida para o fim dos cancelamentos unilaterais - que já atingiram mais de 100 mil brasileiros.

Outro caminho seria a possibilidade de criar um consórcio para compra de medicamentos de alto custo, numa tentativa de equiparar o que as operadoras pagam nos medicamentos e o que o SUS paga.  

"Pedem muita coisa nesse momento, mas se comprometeriam a não fazer mais esses cancelamentos unilaterais que prejudicaram pacientes de doenças graves com câncer e autismo", analisa a repórter Lana Canepa.