Após mais de duas semanas de espera, todos os 41 operários que haviam ficado presos em um túnel que desabou em Uttarakhand, no norte da Índia, foram resgatados nesta terça-feira (28). Segundo as autoridades locais, um tubo de aço foi introduzido por 52 metros no túnel para permitir a saída dos funcionários, rompendo mais de 50 metros de rochas, terra e metal.
A obra integra um megaprojeto do governo indiano para conectar templos hindus no estado de Uttarakhand. Não se sabe ainda a causa do desabamento, mas os deslizamentos de terra são recorrentes na região.
Os homens sobreviveram devido a um pequeno duto utilizado pelas equipes de resgate para bombardear oxigênio e enviar alimentos e água. Além disso, uma câmera chegou a ser introduzida no duto, permitindo o monitoramento dos trabalhadores.
Foram realizadas várias tentativas de resgate ao longo dos 17 dias, mas houve uma série de contratempos. Por exemplo, no último final de semana, a perfuradora usada pelas equipes de resgate quebrou, quando faltavam poucos metros para chegar até o grupo.