BandNews FM

Pacheco promete abrir CPI do MEC ainda esta semana

Senadores discutem se outras Comissões Parlamentares de Inquérito também serão abertas; Randolfe Rodrigues promete ir ao STF caso investigações no Ministério da Educação não caminhem

BandNews FM

Segundo Pacheco, caberá aos líderes as indicações dos membros do colegiado.
Segundo Pacheco, caberá aos líderes as indicações dos membros do colegiado.
Foto: Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse aos senadores reunidos na manhã desta terça-feira (5) que lerá em Plenário o requerimento para a criação da CPI do MEC ainda esta semana. O senador também se comprometeu a ler o pedido de abertura das Comissões Parlamentares de Inquérito das obras paradas, do desmatamento ilegal e do narcotráfico, estas são uma reivindicação dos governistas.

Segundo Pacheco, caberá aos líderes as indicações dos membros do colegiado. Mas a maioria dos senadores teria concordado que a instalação das CPIs ocorra após o período eleitoral para que não haja contaminação do processo eleitoral.

A promessa da leitura das comissões parlamentares de inquérito termina com um impasse entre os colegas, que ameaçam procurar o Supremo Tribunal Federal para barrar a criação da investigação no MEC caso outras CPIs não fossem abertas.

Embora o compromisso de que o pedido de abertura da investigação do Ministério da Educação será lido, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que procuraria o STF caso o direito de investigação não seja garantido.

A análise dos atos do ex-ministro Milton Ribeiro e de pastores que frequentavam o MEC é apoiada por 31 senadores. A investigação pode gerar desgaste ao Palácio do Planalto no período eleitoral. O presidente procura renovar o mandato e veria perdido o argumento de que não há corrupção no governo.

Após a leitura do requerimento de criação da CPI, os senadores têm 24 horas para retirarem assinaturas. Segundo a Agência Senado, o governo trabalha para que cinco senadores retirem o apoio ao texto e assim barrar a comissão.

Tópicos relacionados