"Paciência está se esgotando", diz governo dos EUA sobre reeleição de Maduro

Centro de observadores internacionais afirmou que eleição na Venezuela não pode ser considerada democrática

Rádio BandNews FM'

"Paciência está se esgotando", diz governo dos EUA sobre reeleição de Maduro
Brasil cobra dados de votação antes de reconhecer vitória de Maduro
Reprodução/Jornal da Band

O governo dos Estados Unidos cobrou novamente nesta quarta-feira (31) a divulgação detalhada dos resultados da eleição presidencial da Venezuela e criticou a falta de transparência no processo de confirmação dos votos.

A vitória de Nicolás Maduro foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça venezuelano e pelo Conselho Nacional Eleitoral.

O Centro Carter, órgão de observados internacionais que acompanhou o pleito, afirmou que as eleições não atenderam "padrões internacionais de integridade e não pode ser considerada democrática".

"Nossa paciência e a da comunidade internacional está se esgotando à espera de que as autoridades eleitorais venezuelanas digam a verdade e publiquem todos os dados detalhados destas eleições para que todo mundo possa ver", declarou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, John Kirby.

Após a cobrança, Maduro declarou que, caso a Venezuela for respeitada pelos Estados Unidos, o governo venezuelano poderia retomar um diálogo. "Prometo não perder a paciência com esse tratamento que nos dão, essas mentiras", acrescentou.

Na segunda-feira (29), Argentina, Paraguai e Peru pediram uma reunião de emergência da Organização dos Estados Americanos (OEA) para exigir uma revisão completa dos resultados em respeito ao povo venezuelano.

Tópicos relacionados