Pacientes esperam até sete horas por vaga em Salvador. Cidades adotam novas restrições

Da Redação

Pacientes esperam até sete horas por vaga em Salvador. Cidades adotam novas restrições Reprodução TV
Pacientes esperam até sete horas por vaga em Salvador. Cidades adotam novas restrições
Reprodução TV
Foto: Diego Vara/Agência Brasil

Com leitos de UTI para adultos apresentando taxa de ocupação de 83%, profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Salvador chegam a ficar sete horas com um paciente na ambulância, à espera de um leito para tratamento da Covid-19. A informação foi passada pelo coordenador do Samu na capital, o médico Ivan Paiva.

Durante a pandemia da Covid-19, o serviço foi reforçado com mais 21 ambulâncias e passou de 41 unidades para 62.
Em todo o estado da Bahia, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Bahia segue em 80%. Já as UTI’s pediátricas têm taxa de 61%.

Restrições e praias fechadas

Diante da situação dramática e visando evitar aglomerações, a prefeitura de Salvador determinou o fechamento de todas as praias a partir de hoje. A determinação foi anunciada na última segunda-feira pelo prefeito Bruno Reis.
As praias da capital baiana já tinham um protocolo específico de funcionamento, que permitia o uso de segunda à sábado, com proibição aos domingos e feriados. Os clubes também não vão funcionar a partir desta quarta-feira. A Prefeitura determinou, inclusive, a retirada dos refletores desses espaços.

Salvador,Elevador Lacerda. Foto: Márcio Filho/MTUR/Agência Brasil

A capital baiana e outras 380 cidades estão sob o toque de recolher, entre 20h e 05h, desde a última sexta-feira, por decreto do governo da Bahia. As determinações têm duração inicial de sete dias.

João Pessoa também estabelece medidas mais rígidas

Também foram estabelecidas medidas mais rígidas para conter a disseminação do coronavírus na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Em decreto que começa a valer hoje, a prefeitura estabelece toque de recolher das 22h às 5h.

Com a medida, bares e restaurantes só podem funcionar até as 16h. Shopping centers, supermercados, lanchonetes e lojas de conveniência podem funcionar até as 21h, porém, a venda e consumo de bebidas alcoólicas só é permitida até as 16h. Desse horário até as 21h30, os estabelecimentos só podem atender por entrega em domicílio e retirada no balcão.

Foto: Roosevelt Cassio/REUTERS

O decreto proíbe ainda a realização de eventos presenciais, o funcionamento de boates ou danceterias, lounges bar, teatros, cinemas e similares. Já o transporte público pode circular até as 22h. Instituições privadas de Ensino Médio e Superior devem funcionar exclusivamente de forma remota, mas as de Ensino Infantil e Fundamental continuam liberadas.

Também está proibida a aglomeração em toda orla de João Pessoa, sendo permitida a prática de atividades físicas individuais e em duplas que não envolvam contato físico direto entre os atletas. A mesma medida vale para os parques públicos, inclusive o Parque da Lagoa e o Parque da Bica, também sendo liberadas apenas as atividades físicas individuais ou em duplas.