BandNews FM

Pacientes ficam sem fraldas por falta de abastecimento nas UBSs de São Paulo

Além da falta do material, familiares reclamam da má qualidade dos produtos

BandNews FM

Pacientes ficam sem fraldas por falta de abastecimento nas UBSs de São Paulo
Pacientes ficam sem fraldas por falta de abastecimento nas UBSs de São Paulo
Agência Brasil

Familiares de pessoas com certas enfermidades, como paralisia cerebral e Alzheimer, reclamam de dificuldades para retirar fraldas geriátricas nas UBSs de São Paulo e da má qualidade dos itens.

Crianças e adultos, com problemas específicos de saúde, têm direito a receber gratuitamente fraldas descartáveis pela Prefeitura de São Paulo. Mesmo sendo um direito, muita gente não consegue receber o material no prazo correto. 

É o caso da ouvinte Edlaine Camargo, que, neste mês, precisou comprar o item para a mãe, porque está em falta na UBS Jardim Aeroporto, na Zona Sul. “Eles estavam distribuindo uma fralda de péssima qualidade, que você colocava na paciente e vazava. Agora, eles começaram a não distribuir novamente a fralda e não sabem dizer o porquê”, disse.

Nesta semana, os ouvintes da BandNews FM relataram dificuldades para retirar as fraldas geriátricas nas regiões Norte, Sul e Oeste da capital paulista. Famílias denunciam para a “Central de Ouvintes Ricardo Boechat” que, quando os insumos chegam, são de má qualidade.

O ouvinte Carlos Navas, que cuida da mãe com doença de Alzheimer em estágio avançado, procurou a ouvidoria da Prefeitura para reclamar dos constantes desabastecimentos do produto nos postos de saúde. Neste mês, ele não conseguiu pegar os pacotes que a idosa tem direito na UBS Vila Ipojuca, na Lapa, na Zona Oeste. “Eles preveem quatro trocas de fraldas por dia, mas nós estamos recebendo pacotes de 50 fraldas cada um, e não é permitido abrir pacotes. Então, por essa quantidade prevista a gente teria direito a 117 fraldas por mês, mas na maioria dos meses nós recebemos 100”, contou.

A Secretaria Municipal da Saúde disse que mensalmente são distribuídas na rede cerca de 5,6 milhões de fraldas geriátricas e o fornecimento acontece de acordo com a demanda da rede.  As Unidades Básicas de Saúde citadas pela reportagem devem ser abastecidas nesta quarta-feira (20) conforme o cronograma previamente estabelecido.

A Pasta informa que as fraldas são periodicamente submetidas a testes de qualidade com lotes aleatórios, que são analisados pela Comissão de Avaliação e Tecnologia em Saúde.

A Prefeitura de São Paulo diz que é vedada à administração pública determinar, em seus procedimentos licitatórios, a marca a ser adquirida, de forma que as licitações sejam regidas pelo descritivo técnico que atenda ao objetivo da compra.

Tópicos relacionados