BandNews FM

Pane em radares de SP afeta voos em todo o Brasil

Operação do sistema aéreo permaneceu instável durante 1h30

Rádio BandNews FM

O problema começou por volta das 9h
O problema começou por volta das 9h
Crédito: Eduardo Frumento/Rádio BandNews FM

Uma falha no sistema de radares aeroportuários de São Paulo na manhã desta quinta-feira (19) afeta voos em todo o Brasil, principalmente partidas e chegadas que passam pelo Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Por causa da pane, as companhias aéreas tiveram que cancelar ou redirecionar voos de diversos aeroportos. Algumas aeronaves foram redirecionadas para outros terminais. O problema começou por volta das 9h e a retomada da operação dos radares aconteceu às 10h30.

No aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, todos os voos com destino a São Paulo sofreram atraso. Problemas também foram registrados no aeroporto do Galeão, também no Rio de Janeiro, além dos terminais de Salvador, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e outras cidades.

Em nota, a LATAM Airlines Brasil informa que pelo menos doze voos da companhia foram impactados, sendo seis cancelados e seis alternados para Curitiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro/Galeão e Santos Dumont. A empresa ainda diz que está prestando toda assistência necessária aos passageiros e que segue todos os padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades.

A concessionária Inframerica também emitiu nota informando que trabalha com as companhias aéreas e a FAB para reduzir o impacto da pane.

Veja a nota na íntegra:

Na manhã desta quinta-feira (19), por volta de 8h45, os pousos e decolagens dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, foram suspensos devido a uma pane nos radares aeronáuticos da região.  

Não houve nenhum problema no radar do Distrito Federal. Porém, a suspensão dos voos em São Paulo refletiu no Aeroporto de Brasília, já que o terminal brasiliense é um dos principais destinos de voos partindo e chegando dos aeroportos paulistas. As demais operações do Aeroporto de Brasília para outras regiões do país seguiram normalmente.  

Cerca de 9 voos para os três aeroportos de São Paulo sofreram impactado até o momento. Destes, 5 partiram de Brasília com atraso, 2 chegaram na capital federal com atraso e dois voos de origem e destino para Congonhas foram cancelados.  

Desde às 10h os radares da região de São Paulo voltaram a funcionar e pousos e decolagens estão sendo liberados de forma gradativa. Ao longo do dia alguns voos de Brasília para Congonhas, Viracopos e Guarulhos ainda podem sofrer atrasos.

A Inframerica informa que trabalha em conjunto com as companhias aéreas e a FAB para conter os impactos na capital federal.

Tópicos relacionados