BandNews FM

Papa cobra ajuda contra fome na África e grãos da Ucrânia serão enviados

Navio fretado pelas Nações Unidas levará 23 mil toneladas de trigo para Etiópia

BandNews FM

Papa pede ajuda do mundo para combater a fome na África.
Papa pede ajuda do mundo para combater a fome na África.
Foto: reprodução Vaticano Media/Twitter

O Papa Francisco pediu neste domingo (14) que o mundo ajude a África para combater a fome crescente na região. O pontífice citou a Somália e os países vizinhos que sofrem com uma grande estiagem e já levou ao deslocamento de um milhão de pessoas. A ONU prepara a chegada de ajuda com a importação de grãos da Ucrânia. Um navio fretado com 23 mil toneladas de trigo está pronto para partir do país em guerra.

O carregamento será levado do porto de Pivdennyi, nas proximidades de Odessa, para Djibuti. De lá, será translado para a Etiópia. Os países da região chamada de Chifre da África têm sofrido com a seca agravada nos últimos meses.

O líder da Igreja Católica disse que existe um risco mortal para os africanos. “Gostaria de chamar a atenção para a grave crise humanitária que afeta a Somália e algumas áreas dos países vizinhos. As populações desta região, que já vivem em condições muito precárias, encontram-se agora em perigo mortal devido à seca. Faço votos que a solidariedade internacional possa responder eficazmente a esta emergência”, declarou Francisco.

O ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, escreveu no Twitter que espera que outros navios do Programa de Alimentos das Nações Unidas possam chegar aos portos ucranianos para exportar alimentos do país.

Em julho, Ucrânia e Rússia firmaram um acordo com intermediação da ONU para permitir a saída de mais de 20 milhões de toneladas de grãos estocados por conta da guerra em território ucraniano.

Responsável pela produção de 30% do trigo mundial e grande exportadora de produtos agrícolas, a Ucrânia se viu impedida de escoar a própria produção por conta do conflito armado. O preço dos produtos disparou no mercado internacional e aumentou o contexto da fome no mundo.

Na benção deste domingo (14), o Papa Francisco pediu ainda misericórdia com o povo ucraniano e lembrou dos seis meses de guerra: “E peçamos ao Senhor uma misericórdia especial, misericórdia e piedade pelo martirizado povo ucraniano”.

Tópicos relacionados