
O Papa Francisco foi diagnosticado com infecção polimicrobiana, alterando o quadro para “situação clínica complexa”. O pontífice está internado desde sexta-feira (14), com problemas respiratórios, no hospital Gemelli, em Roma. Segundo a Santa Sé, ele segue sem previsão de alta.
Em nota, o Vaticano informou que o Santo Padre, de 88 anos, se encontra sem febre e estável. O comunicado também aponta que ele "deseja agradecer àqueles que estão atualmente hospitalizados pelo carinho e amor que expressam através de desenhos e mensagens de pronta recuperação”.
Segundo os médicos, ele apresenta uma evolução do quadro de bronquite e que é "potencialmente grave", principalmente pela idade e debilidade. O quadro atual acontece quando uma pessoa idosa pega uma infecção viral e a imunidade do sistema respiratório diminui, deixando-o vulnerável.
Um agravante é que o pontífice não tem a parte superior do pulmão direito desde os 21 anos, quando teve uma pneumonia grave e mais três cistos no pulmão – o que torna sua capacidade respiratória reduzida.