Papa Francisco tem pneumonia nos dois pulmões, diz Vaticano

Pontífice segue internado pelo quinto dia e quadro continua complexo

Da Redação

Papa Francisco tem pneumonia nos dois pulmões, diz Vaticano
Papa Francisco, líder da Igreja Católica
Reprodução

O Vaticano confirmou, nesta terça-feira (18), que o diagnóstico do Papa Francisco é de pneumonia nos dois pulmões. O comunicado diz que o pontífice segue com um “quadro complexo”. O líder da Igreja Católica está internado há cinco dias.

Mais cedo, a Santa Fé cancelou toda a agenda de atividades do sumo pontífice para o próximo fim de semana por causa do quadro de saúde.

A pneumonia nos dois pulmões é considerada mais grave que a comum porque faz com que a capacidade de outros órgãos seja afetada pela doença.

Francisco foi levado ao no hospital Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14), após um diagnóstico de bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias.

O pontífice sofre com problemas respiratórios há muito tempo. Desde os 21 anos, ele não tem a parte superior do pulmão direito porque sofreu uma pneumonia grave e teve três cistos no pulmão. Com isso, a capacidade respiratória do Papa é comprometida.

Na segunda-feira (17), os médicos do Vaticano disseram que a internação deverá ser longa e que o pontífice deve se manter em repouso absoluto. Apesar da gravidade do quadro, o comunicado do Vaticano afirma que Francisco está de bom humor.

Tópicos relacionados