Parlamento de Portugal derruba governo do premiê Luís Montenegro

País deve enfrentar nova eleição, a terceira em pouco mais de três anos

Rádio da BandNews FM

Parlamento de Portugal derruba governo do premiê Luís Montenegro
Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, tem governo derrubado
REUTERS/Pedro Nunes

O Parlamento de Portugal derrubou nesta terça-feira (11), o governo do premiê Luís Montenegro, do Partido Social Democrata, após rejeitar uma moção de confiança por maioria simples. A decisão veio em meio a acusações de conflito de interesses envolvendo o líder de centro-direita.

Com a derrota, o país se encaminha para uma nova eleição geral, a terceira em pouco mais de três anos. Até a realização do pleito, previsto para maio, o governo seguirá em caráter interino, conforme anunciou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Montenegro, que estava a três semanas de completar um ano no cargo, apresentou a moção de confiança na última quinta-feira (6), depois que a oposição questionou sua integridade devido a negócios de uma empresa de consultoria que ele fundou e que atualmente é administrada por seus filhos. O premiê negou qualquer irregularidade ou falta de ética.

A moção foi rejeitada por 142 votos contra 88, evidenciando a fragilidade do governo minoritário de Montenegro. No sistema parlamentar português, para que um partido ou coalizão obtenha maioria absoluta, é necessário conquistar pelo menos 116 das 230 cadeiras do Legislativo.

Tópicos relacionados