Parque da Zona Norte de São Paulo está fechado há mais de um ano

Local está interditado devido a obras; Prefeitura de São Paulo diz que reforma deve ser concluída até outubro deste ano

BandNews FM

Parque da Zona Norte de São Paulo está fechado há mais de um ano
Parque da Zona Norte de São Paulo está fechado há mais de um ano
Central de Ouvintes Ricardo Boechat

As obras do Parque Municipal Rodrigo de Gásperi, na Zona Norte de São Paulo, atrasam deixando a população um ano sem área de lazer. O local está fechado ao público desde setembro de 2022 para a realização de obras.

A área de lazer fica localizada na Vila Zatt, em Pirituba, e deveria ser reaberta em dezembro do ano passado. A ouvinte Adriana Calixto, que mora na região, trouxe o assunto para a Central de Ouvintes Ricardo Boechat: “As pessoas caminham ao redor do parque, mas dentro do parque não têm acesso. Você não tem acesso aos brinquedos que existem no parque, você não tem acesso às quadras que tem no local”.

O parque Rodrigo Gásperi é popularmente conhecido como Parque da Lagoa, porque no local havia uma lagoa e um córrego em que os moradores usavam para pescar e nadar. 

O espaço permanece de portas fechadas para a reconstrução da galeria de águas pluviais, a canalização do córrego e a implantação de área verde paralela ao curso d’água, mas o cronograma da Prefeitura não se cumpriu. 

A líder comunitária Katia Prandini questiona a demora para conclusão dos serviços e os reflexos para os moradores: “Não tem como se virar com as crianças em período de férias. As pessoas têm que sair para longe para buscar alternativas. Está bem incômodo essa situação do parque não voltar a funcionar”.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que realiza obras de drenagem com a reconstrução de galeria de águas pluviais, além de implantação de Parque Linear com academia ao ar livre e outros serviços complementares.

As obras foram prorrogadas após avaliação, durante as escavações, de partes de um solo com baixo suporte e sem estabilidade, ocasionando ruptura e desbarrancamento parcial. O serviço deve ser concluído em outubro deste ano.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informou à BandNews FM que aguarda a finalização dos últimos reparos no campo de futebol do Parque Rodrigo de Gásperi para a reabertura do espaço no próximo mês.