Inaugurado há exatos 70 anos, em 21 de agosto de 1954, o Parque Ibirapuera, localizado na zona sul da capital paulista, está entre os principais destinos turísticos da América Latina.
O espaço conta com mais de 20 atrações, incluindo o Pavilhão da Bienal; o Pavilhão Manuel da Nóbrega, que já foi sede da Prefeitura até 92 e hoje abriga o Museu Afro Brasil; a Oca; o Museu de Arte Moderna, ciclofaixa e tantos outros.
A ideia de construir um parque nos moldes europeus nasceu na década de 20 e o projeto foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx.
A área, que já foi uma aldeia indígena, um conjunto de chácaras e até um cemitério de animais, foi batizada de Ibirapuera, que no tupi-guarani significa Pau Podre ou Madeira velha ou apodrecida. Na época, a região era uma espécie de brejo, inspiração para o nome.
E lá se vão 70 anos da inauguração, que teve a presença do seu Osnir, hoje com 80 anos. Ele foi com o pai e o irmão, e lembra que na época não existiam árvores no espaço: “Eu tinha dez anos e meu irmão oito. Meu pai convidou a família para ir ver a inauguração. Ele colocava a gente no ombro para olhar lá longe. Me lembro bem de ver a marquise”, contou.
Tabajara Novaes, hoje com 76 anos, também esteve na inauguração do parque. Três anos depois, voltou para a estreia do Planetário, aos 9 anos: “Foi a coisa mais bacana que uma criança poderia ver. Sentar e olhar o céu. Uma experiência bem intensa e marcante. Foi a memória mais marcante da minha infância”, lembrou.
Considerado o parque mais visitado da América Latina em 2017, com 17 milhões de visitantes, o Parque Ibirapuera tem cerca de 1,5 milhão de metros quadrados e recebe cerca de 150 mil pessoas a cada fim de semana.
oncedido à iniciativa privada há quase quatro anos, o parque também ganhou mais eventos como shows, festivais gastronômicos, além da continuidade da Bienal das Artes e SP Fashion Week. No último domingo (18), 15 mil pessoas se reuniram para acompanhar a leitura de textos de Simone de Beauvoir interpretados por Fernanda Montenegro.
O parque sempre foi um dos queridinhos de grandes artistas brasileiros, como a cantora Rita Lee, que foi velada no Planetário do Ibirapuera e agora dá nome a uma das praças do espaço.
O Parque Ibirapuera funciona todos os dias das 5h até 23h, e a entrada é de graça.