BandNews FM

Passaporte da vacinação entra em vigor em SP

Capital paulista restringe acesso a eventos com mais de 500 pessoas a cidadãos vacinados com pelo menos uma dose da vacina conta o Covid-19

BandNews FM 01/09/2021 • 12:43 - Atualizado em 01/09/2021 • 12:50
Passaporte da vacina entra em vigor nesta quarta-feira (01)
Passaporte da vacina entra em vigor nesta quarta-feira (01)
Foto: Reprodução Youtube

Começa a valer nesta quarta-feira (01) o “passaporte da vacina” na capital paulista. O comprovante está no aplicativo E-Saúde SP e permite a entrada a eventos que reúnam mais de 500 pessoas, como shows, feiras, congressos e jogos.  Para acessar os espaços, as pessoas precisam ter recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A exigência não se aplica a comércios e serviços, mas pode ser adotada por empresários que assim desejarem.  

O desrespeito à norma resultará em punições, que variam de caso a caso e são pautadas no decreto de 23 de março de 2020 de nº 59.298.

No que tange a eventos esportivos, como os jogos de futebol, apesar do fim das restrições no estado, a presença da totalidade da torcida ainda não foi liberada, exceto na partida entre Brasil e Argentina, que será realizada no próximo domingo (5). Segundo o governador João Dória (PSDB), a previsão de abertura total dos estádios é a partir de novembro.

O colunista da BandNews FM, Dr. Álvaro Furtado, conversou com os âncoras Eduardo Barão e Gabriela Mayer e explicou que o passaporte não evita a contaminação, mas ajuda a controlar a pandemia. “ Quando você está vacinado a chance de você adquirir a doença é menor, quando você coloca esse fator de restrição na entrada você diminui a chance de ter alguém infectado no ambiente”, explica o médico.

Na cidade de Guarulhos, o “passaporte da vacina” para permitir a entrada de clientes em comércios também entrou em vigor hoje. A medida vale para restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, academias, museus, cinemas, teatros e shows com público sentado; os shoppings e lojas ficaram de fora. Os clientes podem apresentar o cartão físico ou usar o aplicativo Poupatempo Digital.

Para utilizar o passaporte digital basta realizar o download do aplicativo E-Saúde e cadastrar dados pessoais. Além da liberação pelo dispositivo, é possível apresentar a própria carteirinha de vacinação.