BandNews FM

Paulo Freire, patrono da educação brasileira, completaria 100 anos neste domingo (19)

Pernambucano lecionou em mais de 50 países e recebeu o título de "doutor honoris causa" em pelos menos 35 universidades pelo mundo

Rádio BandNews FM

Paulo Freire dedicou a vida à alfabetização e à educação popular
Paulo Freire dedicou a vida à alfabetização e à educação popular
Foto: Reprodução/TV Câmara

O domingo será de homenagens ao educador e pedagogo Paulo Freire. Neste 19 de setembro, o recifense conhecido desde 2012 como "Patrono da Educação Brasileira" completaria 100 anos.

Freire dedicou a vida à alfabetização e à educação popular. Ele revolucionou a prática educacional ao propor uma educação com o desenvolvimento do senso crítico e a serviço da transformação social.

O educador lecionou em mais de 50 países e recebeu o título de "doutor honoris causa" em pelos menos 35 universidades pelo mundo, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford.

O livro mais famoso de Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido", foi traduzido para mais de 30 idiomas, sendo a terceira obra mais citada na área das ciências humanas. Na publicação, o autor propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade.

A obra – lançada em 1968 –  continua popular entre educadores no mundo inteiro e é um dos fundamentos da pedagogia crítica.

Paulo Freire faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997, vítima de insuficiência cardíaca.

Tópicos relacionados