BandNews FM

“PEC das Bondades” pode beneficiar auxílio aos motoristas de aplicativo

Danilo Forte será o relator do texto final e se reúne com Arthur Lira nesta segunda (04) para definir os próximos passos

BandNews FM

Deputados ainda querem incluir motoristas de aplicativo na PEC.
Deputados ainda querem incluir motoristas de aplicativo na PEC.
Foto: Agência Brasil

O relator da PEC da Bondade na Câmara dos Deputados, Danilo Forte (União Brasil-CE), vai se reunir nesta segunda-feira (4) com Arthur Lira, presidente da Câmara, para discutir os próximos passos da proposta. A inclusão de um benefício para motoristas de aplicativos deve ser analisada.

A previsão inicial é de que o texto seja apresentado na Comissão de Constituição e Justiça da casa ainda na quarta-feira (6).

A Proposta de Emenda à Constituição cria um estado de emergência para elevar o Auxílio Brasil e criar um voucher para os caminhoneiros até o fim do ano.

Deputados ainda querem incluir motoristas de aplicativo na PEC, que já libera mais de 41 bilhões de reais para as ações do executivo, e corre contra o tempo para ser avaliada antes do recesso do Congresso Nacional.

A proposta vem sendo chamada de “eleitoreira” por ultrapassar leis eleitorais através do decreto de estado de emergência e com o teto de gastos.

O único voto contrário à PEC foi do senador José Serra (PSDB), que chamou a proposta de “bomba fiscal”.

Enquanto isso, a fila de espera para o Auxílio Brasil atinge o maior nível desde novembro do ano passado. Atualmente, 2,7 milhões de famílias aguardam pela liberação do benefício. Em março, a demanda reprimida era de 1,3 milhões de pessoas. Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios.

Segundo o levantamento, as regiões Sudeste e Nordeste são as mais afetadas.

Tópicos relacionados