BandNews FM

Pedidos de visto de brasileiros para os Estados Unidos batem recorde

Longo tempo de espera e falta de datas disponíveis frustram viajantes

BandNews FM

Pedidos de visto de brasileiros para os Estados Unidos batem recorde  Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os Consulados e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil estão recebendo um número recorde de pedidos de visto para viagens de lazer e negócios. Desde a reabertura das fronteiras, em novembro de 2021, a procura tem sido muito maior do que a oferta de vagas e o tempo de espera pela entrevista pode acabar frustrando os viajantes

A porta-voz do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Natalia Molano, afirma que a melhor estratégia é acessar constantemente o site. Como trata-se de um sistema online, os agendamentos são atualizados a todo instante e novas vagas são abertas praticamente todos os dias. Quem não tem tempo para ficar de plantão na frente da tela do computador pode recorrer aos serviços de um despachante.

Alex dos Santos trabalha na assessoria de visto consular do Grupo Schultz há mais de 20 anos e diz que uma empresa especializada pode ajudar, pois tem funcionários o dia inteiro procurando por vagas. As companhias que prestam o serviço de assessoria de visto consular não infringem nenhum tipo de regra e cobram uma média de R$ 350 por cliente.

Além de tentar agilizar a data da entrevista, também prestam todo o auxílio com documentação e preenchimento de formulários.

A jornalista Sylvia Barreto contratou um despachante e conseguiu antecipar a entrevista em praticamente um ano. O tempo de espera cai bastante para quem vai apenas renovar o visto.

No caso de estudantes e para quem vai aos Estados Unidos a trabalho, não há demora. Em casos de urgência, também é possível pedir o visto de emergência.

Por conta da incerteza de quando será possível conseguir uma data disponível, o consulado americano alerta que as pessoas só comprem passagens ou pacotes de viagens depois de terem o visto aprovado.