BandNews FM

Perspectiva 2022: Agronegócio está otimista para superar quebra de safra

O consultor do canal Terra Viva Silmar Muller e o colunista da BandNews FM Otávio Ceschi Júnior falam sobre imagem do Brasil no exterior, a crise mundial nos custos de produção e outras questões do agronegócio

Rádio BandNews FM

A BandNews FM apresenta um especial de fim de ano com um balanço do agronegócio brasileiro e as perspectivas para 2022. O apresentador Sandro Badaró conversou com o consultor do canal Terra Viva Silmar Muller e o apresentador do Terra Viva e colunista da BandNews FM Otávio Ceschi Júnior, o Tavinho.

Além de uma projeção do setor para 2022, o programa também coloca em discussão a imagem do Brasil no exterior, a crise mundial nos custos de produção, a produção sustentável no campo e outras questões que impactam um dos setores mais importantes da economia brasileira.

Com a proximidade da campanha presidencial de 2022, Silmar e Tavinho reforçaram a importância dos candidatos e candidatas de pautarem o agro brasileiro nos debates, com propostas para mais avanços e redução de entraves que ainda dificultam nosso desenvolvimento.

Entre os pontos destacados por ambos, estão: a necessidade de que o governo federal de explique para o mercado internacional a produção sustentável do agro e projetos que ajudem o Brasil a ser menos dependente da importação de fertilizantes, por exemplo.

Além disso, Silmar e Tavinho lembraram que a alta no preço dos alimentos no mercado interno é fruto de uma crise global causada pela pandemia do coronavírus, que inclui o aumento nos custos de produção, logística e o enfraquecimento do real na comparação com o dólar, além de problemas climáticos como as geadas, a seca e a crise hídrica.

O colunista da BandNews FM Tavinho afirma que a alta nos preços dos alimentos não é um problema somente do Brasil, mas sim fruto de uma crise global que envolve a escassez de produtos, aumento nos preços de produção e a dependência do País com a importação de fertilizantes.

Apresentador do canal Terra Viva, ele ressaltou que a desvalorização do real na comparação com o dólar também é um fator importante nessa conta, assim como as dificuldades de alguns setores por causa das geadas e da falta de chuvas em parte de 2021.

Após um ano em que o agronegócio sofreu com geadas e uma seca história, o consultor do canal Terra Viva Silmar Muller afirma que as projeções para o setor em 2022 são otimistas.

Tópicos relacionados