BandNews FM

Petrobras elege membros do conselho de administração em meio a críticas

Federação Única dos Petroleiros pede anulação das nomeações

Rádio BandNews FM

A reunião ocorreu nesta sexta-feira (19).
A reunião ocorreu nesta sexta-feira (19).
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Assembleia Geral Extraordinária da Petrobras elegeu os oito membros do Conselho de Administração da Petrobras, nesta sexta-feira (19).

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros afirmou que vai entrar com ação na Justiça Federal, na próxima semana, para anular a decisão. De acordo com a entidade, a nomeação é baseada em conflito de interesses e formada por pessoas sem a necessária formação e experiência no setor de petróleo e gás.

Entre os nomes estão do secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro, e do procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, que tinham sido vetados pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, por conflito de interesses, na última semana.

Também está na lista o atual presidente da companhia, Caio Mario Paes de Andrade. Os demais indicados são: Marcelo Gasparino Silva, José João Abdalla Filho, Edison Antonio Costa Britto Garcia, Gileno Gurjão Barrejo e Iêda Aparecida de Moura Cagni, que não atingiu o mínimo de votos, mas teve a indicação aceita.

A reunião ocorreu nesta sexta-feira (19), em meio ao embate entre a entidade e a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras, que é contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal.

Tópicos relacionados