PF deflagra operação contra desvio de emendas parlamentares no Rio Grande do Sul

Flávio Dino autorizou investigação de repasses que superam mais de R$ 500 mil para hospital no estado

Rádio BandNews FM

PF deflagra operação contra desvio de emendas parlamentares no Rio Grande do Sul
Flavio Dino
© Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino autorizou, nesta quinta-feira (13), uma operação para investigar fraudes no repasse de emendas parlamentares destinadas a um hospital no Rio Grande do Sul.

A operação nomeada como EmendaFest, tem como objetivo investigar envolvidos em irregularidades no repasse de valores de emendas destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

Segundo apurações, desvios de até 6% eram feitos em cima dos repasses. Dino autorizou os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira pela Polícia Federal e ordenou o afastamento de dois suspeitos de estarem ligados ao esquema.

Lino Rogério da Silva Furtado, o chefe de gabinete do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), e Cliver André Fiegenbaum, diretor administrativo e financeiro da Metroplan, além de afastados de suas funções, tiveram seus celulares e computadores apreendidos e o bloqueio de até R$ 509 mil dos investigados.

A PF também investiga se Afonso Motta tinha conhecimento das irregularidades, porém o deputado ainda não é alvo de mandados. Em nota, o gabinete de Motta negou a participação do parlamentar no esquema. Ele afirmou que foi surpreendido e está buscando entender a investigação para se posicionar melhor.