BandNews FM

PF realiza operação contra suspeitos de invadir sites do governo

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em quatro estados; órgão investiga ataque ao portal do Ministério da Saúde

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
PF realiza operação contra suspeitos de invadir sites do governo
Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (16) a Operação Dark Cloud, que investiga crimes envolvendo ataques cibernéticos a órgãos da Presidência.

Os policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso suspeito de invadir sistemas do Ministério da Saúde no fim de 2021. Durante esse período o portal da pasta saiu do ar e dados sobre a vacinação ficaram indisponíveis.

Na época, o Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação e afirmou que detinha 50 terabytes de informações e dados.

Os hackers também teriam acessado informações dos seguintes órgãos: Controladoria-Geral da União, Ministério da Economia, Instituto Federal do Paraná, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Escola Nacional de Administração Pública, Agência Nacional de Transporte Terrestre, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Energia Elétrica e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e Polícia Rodoviária Federal.

“Durante a investigação, descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”, afirmou a PF em nota.

A ação acontece nas cidades de Coremas/PB, Belo Horizonte/MG, Joinville/SC, Curitiba/PR e Paranaguá/PR.

A operação investiga delitos de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, e lavagem de capitais.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.