PGR apresenta denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe

A acusação deve ser analisada pela Primeira Turma do STF

Rádio BandNews FM

PGR apresenta denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe
Bolsonaro em visita ao Senado nesta terã (18)
Saulo Cruz/Agência Senado

A Procuradoria-Geral da República apresentou nesta terça-feira (18) a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas no âmbito do inquérito que apura uma tentativa de golpe de estado em 2022. 

O documento é assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco. 

A denúncia apresentada não inclui as investigações sobre as joias sauditas e o inquérito que apura possível fraude em cartões de vacina. 

Além de Bolsonaro, também foram denunciados nomes como Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente; o ex-ministro do GSI, Augusto Heleno; o ex-policial federal e deputado federal Alexandre Ramagem; Walter Braga Netto, ex-ministro do governo Bolsonaro e candidato a vice-presidência e Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal.

Eles poderão responder pelos crimes de Golpe de Estado, com penas de 4 a 12 anos, abolição do Estado democrático de Direito, com penas de 4 a 8 anos e integrar organização criminosa, com penas de 3 a 8 anos de prisão.

Após o recebimento do documento, Alexandre de Moraes abre o prazo de 15 dias para os advogados dos denunciados apresentarem defesa prévia e eventuais contestações. 

Quando o caso estiver apto a julgamento, o relator libera a denúncia para análise da Primeira Turma do STF, que vai analisar se transforma os denunciados em réus ou não. 

Se a denúncia for aceita, é aberta uma ação penal e começa a fase de contraditório, coleta de provas e de depoimentos de testemunhas de defesa e acusação.

Tópicos relacionados