BandNews FM

PIB cai 0,1% no 3º trimestre e Brasil entra na recessão técnica

Encolhimento do Produto Interno Bruto brasileiro foi influenciado pela queda no setor agrícola; previsões para 2022 não são promissoras

BandNews FM 02/12/2021 • 10:34
Encolhimento do Produto Interno Bruto brasileiro foi influenciado pela queda no setor agrí
Encolhimento do Produto Interno Bruto brasileiro foi influenciado pela queda no setor agrí
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Influenciado pela queda na Agropecuária, o Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, tem queda de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre deste ano. No segundo trimestre de 2021, o PIB caiu 0,4%, após o IBGE ter divulgado a revisão do dado nesta quinta-feira (2).

Com isso, o Brasil entra na chamada recessão técnica. Essa denominação é usada quando há registro de dois ou mais trimestres seguidos de resultados negativos no PIB.

A queda de 8% na Agropecuária, junto com o recuo de 9,8% nas exportações de bens e serviços, impactou negativamente o índice. Por outro lado, houve alta de 1,1% nos Serviços, que respondem por mais de 70% do PIB nacional. Já a indústria ficou estável.

O PIB do terceiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,2 trilhões. Em relação a igual mesmo período no ano passado, o PIB cresceu 4,0%.

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, afirma que analistas do mercado financeiro continuam apostando em uma alta no PIB do 4º trimestre, tirando assim o país da recessão. No entanto, os dados para o próximo ano são fracos e isso atrapalha a economia como um todo.

Segundo a jornalista, problemas em diversos setores contribuíram para o resultado ruim: a seca e as geadas fizeram o PIB do agronegócio recuar; a escassez hídrica levou ao aumento da conta luz e a queda na confiança do empresariado, que prejudicaram o desempenho da indústria; além das crises políticas.