BandNews FM

PIB cai 0,1% no 3º trimestre e Brasil entra na recessão técnica

Encolhimento do Produto Interno Bruto brasileiro foi influenciado pela queda no setor agrícola; previsões para 2022 não são promissoras

BandNews FM

Encolhimento do Produto Interno Bruto brasileiro foi influenciado pela queda no setor agrí
Encolhimento do Produto Interno Bruto brasileiro foi influenciado pela queda no setor agrí
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Influenciado pela queda na Agropecuária, o Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, tem queda de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre deste ano. No segundo trimestre de 2021, o PIB caiu 0,4%, após o IBGE ter divulgado a revisão do dado nesta quinta-feira (2).

Com isso, o Brasil entra na chamada recessão técnica. Essa denominação é usada quando há registro de dois ou mais trimestres seguidos de resultados negativos no PIB.

A queda de 8% na Agropecuária, junto com o recuo de 9,8% nas exportações de bens e serviços, impactou negativamente o índice. Por outro lado, houve alta de 1,1% nos Serviços, que respondem por mais de 70% do PIB nacional. Já a indústria ficou estável.

O PIB do terceiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,2 trilhões. Em relação a igual mesmo período no ano passado, o PIB cresceu 4,0%.

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, afirma que analistas do mercado financeiro continuam apostando em uma alta no PIB do 4º trimestre, tirando assim o país da recessão. No entanto, os dados para o próximo ano são fracos e isso atrapalha a economia como um todo.

Segundo a jornalista, problemas em diversos setores contribuíram para o resultado ruim: a seca e as geadas fizeram o PIB do agronegócio recuar; a escassez hídrica levou ao aumento da conta luz e a queda na confiança do empresariado, que prejudicaram o desempenho da indústria; além das crises políticas.

Tópicos relacionados