A Polícia Civil e a Receita Federal apreenderam grande quantidade de cigarro ilegal no Centro da cidade de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (06). Os agentes ainda apreenderam veículos utilizados na distribuição e no comércio das mercadorias contrabandeadas e fabricadas sem controle de qualidade.
Agentes da Guarda Civil Metropolitana e da CET auxiliaram na ação que começou em uma feira na avenida Rangeu Pestana, no Brás. A feira na madrugada era utilizada como ponto de venda e distribuição dos cigarros.
A polícia deteve mais de 20 pessoas, apreendeu 1,5 tonelada de mercadoria e confiscou veículos utilizados no transporte dos cigarros falsificados e contrabandeados.
A operação Fumus Malus é resultado de uma investigação de mais de 6 meses da polícia e da Receita. O material apreendido deve ser destruído e os carros apreendidos podem ser leiloados ao longo do processo.
Uma pesquisa do Ibope Inteligência/Ipec divulgada em julho apontou que 51% dos cigarros vendidos em São Paulo em 2020 eram ilegais. O levantamento também estimou em 1,3 bilhão de reais o prejuízos aos cofres do estado, que deixou de arrecadar o valor em tributos como o ICMS.