BandNews FM

Polícia dos EUA encontra caminhão abandonado com 46 imigrantes mortos

Suspeita é que veículo levasse imigrantes ilegais; mortos não resistiram ao calor extremo no estado norte-americano

Rádio BandNews FM

Polícia dos EUA encontra caminhão abandonado com 46 imigrantes mortos
Polícia dos EUA encontra caminhão abandonado com 46 imigrantes mortos
Foto: REUTERS/Kaylee Greenlee Beal

A Polícia do Texas, nos Estados Unidos, investiga a origem do caminhão encontrado abandonado, nesta segunda-feira (27), com 46 imigrantes ilegais mortos. O veículo estava em uma área remota da cidade de San Antonio, a cerca de 250 quilômetros da fronteira com o México.

Um homem que passava pelo local chamou a polícia ao ouvir gritos vindos do interior da carroceria. As autoridades afirmam que 16 pessoas foram resgatadas com vida e levadas para hospitais da região. Todas apresentavam sinais de exaustão e desidratação. Quatro crianças estão entre as resgatadas. Não há crianças entre as vítimas fatais.

O incidente vem sendo considerado um dos mais mortais com imigrantes ilegais, que arriscam a vida para entrar nos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida.

Ainda não há informações completas sobre as identidades das vítimas, mas autoridades mexicanas que estiveram no local afirmaram que, ao menos, dois cidadãos da Guatemala estão entre os mortos.

O Texas enfrenta uma forte onda de calor e as temperaturas têm passado do 45°C. A principal suspeita é que os imigrantes não tenham resistido ao calor extremo no interior do veículo. Ainda não se sabe se eles foram impedidos de deixar o caminhão em busca de socorro.

O chanceler mexicano Marcelo Ebrard chamou a situação de “tragédia do Texas” e disse que agentes consulares atuam para auxiliar no que puderem no atendimento das vítimas. Funcionários dos consulados de Honduras e Guatemala também estiveram no local em busca de informações.

Recordes em apreensões

As apreensões de imigrantes ilegais têm batido recordes seguidos na fronteira entre Estados Unidos e México. O endurecimento da política de enviar os imigrantes recém-chegados de volta aos países de origem fez crescer as deportações.

O governador do Texas, Greg Abbott, acusou Joe Biden pelas mortes e disse que a “política de fronteira aberta” e a falta de cumprimento das leis na fronteira levaram as mortes.

Apesar da afirmação do político republicano, o presidente democrata manteve a política de imigração de Donald Trump, embora com uma narrativa menos belicosa.

Tópicos relacionados