A Polícia Federal vai investigar o prefeito eleito em Canoas, Airton Souza (PL), após ele aparecer em um vídeo retirando um maço de notas de R$ 100 de dentro da calça e entregando a quantia para uma pessoa no interior de um veículo.
A medida foi tomada considerando um pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral nesta terça-feira (29), que requisita a instauração de um inquérito para apuração dos fatos.
A gravação foi feita pelo motorista do veículo, a mesma pessoa que recebeu o maço de dinheiro de Airton, sem que o político percebesse.
Não há detalhes de quando o vídeo foi gravado. Porém, o prefeito aparece nas imagens com um adesivo da campanha no peito, o que demonstra que a gravação foi feita em período de campanha eleitoral, mas não se sabe se o caso ocorreu durante o primeiro ou segundo turno das eleições municipais.
De acordo com a PF, o pedido foi encaminhado à Corregedoria, que está responsável a enviar o caso à delegacia de crimes eleitorais. Após a análise será decidido se terá ou não uma investigação.
Airton foi eleito prefeito no segundo turno com 52,32% dos votos válidos, derrotando o adversário Jairo Jorge (PSD), atual prefeito da cidade, que somou 47,68% dos votos.