Uma nova operação de busca por Madeleine McCain foi retomada nesta terça-feira (23) no sul de Portugal, e deve durar até quarta-feira (24).
Após de 16 anos do desparecimento da menina britânica, a equipe de investigação do caso realizará uma operação na barragem de Arade, que fica a cerca de 50 km da praia da Luz, no Algarve, onde a criança desapareceu em 2007.
Duas tendas foram erguidas perto da represa, na cidade de Silves.
Autoridades portuguesas afirmam, sob condição de anonimato, que não têm esperanças de encontrar o corpo de Madeleine. Uma pessoa ligada às investigações em Portugal que pediu para não ser identificada afirmou à agência Reuters que a busca “não vai dar em nada”.
A menina tinha 3 anos quando desapareceu. Desde então, o caso mobilizou polícias de diversos países e causou comoção mundial. Os pais da menina chegaram a fazer um apelo ao papa, principal líder da Igreja Católica, cargo que na época era ocupado por Bento XVI.
Em junho de 2020, a polícia alemã anunciou que acreditava que Madeleine estava morta, e que o principal suspeito pelo crime era o alemão Christian Bruckner.
Além das autoridades portuguesas, agentes alemães e ingleses estarão presente nas buscas. Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, mergulhadores devem explorar o reservatório e escavações serão feitas na floresta próxima à barragem.