Integrantes de células neonazistas são alvo de uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio nesta quinta-feira (16). O objetivo é cumprir quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão. A ação ocorre em sete estados do país.
Os alvos suspeitos de disseminar ódio contra negros e judeus estão no Rio de Janeiro (15), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul.
As investigações começaram depois que uma denúncia foi feita à Delegacia da Criança e Adolescente vítima por meio do CyberLab e a Homeland Security Investigations.
O registro de ocorrência foi feito para apurar fatos ligados a uma associação criminosa voltada a prática de atos violentos, discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pelas redes sociais.
Em maio deste ano, materiais de conteúdo racista contra negros e judeus foram encontrados. Os diálogos ameaçadores, cooptação de simpatizantes, treinamento e, principalmente disseminação de ódio, chamaram a atenção das autoridades.