A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou nesta segunda-feira (2) que encontrou um túnel que estava sendo escavado por detentos na horta do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Segundo o órgão, a escavação, quando finalizada, seria usada para uma fuga em massa de detentos pertencentes à facção criminosa Comando Vermelho, que cumprem pena em regime semi-aberto.
A secretária, inspetora de Polícia Penal, Maria Rosa Lo Duca Nebel, disse que todos os envolvidos serão isolados. “Trata-se de mais uma ação bem-sucedida da Polícia Penal, que tem investido na formação de nossos servidores para atuar na identificação e combate de ações como esta. No presídio Vicente Piragibe, estão criminosos de alta periculosidade”, declarou.
Dentre os presos, estão: Márcio Aurélio Martinez Martelo, conhecido como "Bolado da Providência"; Bruno Eduardo da Silva Procopio, o "Piná"; Ilan Nogueira Sales, o "Capoeira"; e Gilberto Soares Alves, o "Caveirinha".
A SEAP informou que instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias do crime e que tenta identificar os responsáveis.
O Complexo Penitenciário de Gericinó já foi alvo de outra fuga em massa, em 2013, quando 31 detentos escaparam por outro túnel do presídio. As investigações concluíram que, à época, os presos cavaram o buraco usando os materiais da própria penitenciária, durante os períodos em que trabalhavam nas tubulações por onde fugiram.