Policiais militares são investigados por fraude em universidade da Bahia

O esquema é vinculado a uma lei de transferência entre cursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Foto: Univasf/Reprodução
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Foto: Univasf/Reprodução

Policiais Militares são investigados pelo Ministério Público Federal por suposto esquema de fraudes na Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Paulo Afonso, que fica no norte baiano.

Segundo as denúncias feitas por servidores e alunos da UNIVASF, as irregularidades estariam acontecendo por meio da lei que prevê que instituições de educação superior devem aceitar a transferência de alunos regulares, para cursos semelhantes, independentemente da época do ano e da existência de vagas.

De acordo com o MPF, foi aberta uma investigação para apurar a existência de desvio de finalidade/poder nas remoções de ofício de servidores militares da Polícia Militar da Bahia, as quais estão sendo utilizadas como fundamento para solicitação de transferência.

O Ministério Público informou ainda que solicitou que a PM esclareça o que ocorreu em cada um dos casos, mas não teve retorno.  

Em nota, a PM informou que não tem conhecimento das práticas e que o oficial citado nas investigações não é mais lotado na 20ª CIPM.

A corporação disse ainda que não há processo investigatório na PMBA com o teor da denúncia.

Já a UNIVASF informou que tem recebido um grande número de solicitações de transferência, principalmente nos últimos três anos,

A universidade disse ainda que está trabalhando na análise e, após esse estudo dos padrões, irá acionar os órgãos competentes, dentre eles o MEC.