A possibilidade de colapso do sistema de saúde de São Paulo é “real” e o “lockdown seria o ideal” para conter o avanço do coronavírus. A afirmação é do médico Marcos Boulos, integrante do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, entrevistado na BandNews FM pelas apresentadoras Sheila Magalhães e Gabriela Mayer.
O governador João Doria vai anunciar nesta quarta-feira (17), às 12h45, novas restrições e um endurecimento da quarentena, que já está na fase emergencial. Marcos Boulos disse que foi recomendado ao Estado um lockdown ou o aumento da fiscalização para restringir a circulação de pessoas, entre outras medidas.
No entanto, ele acrescentou que o lockdown, segundo estudo feito no começo da pandemia, precisaria do apoio do Exército em grandes centros urbanos, como a capital paulista; a possibilidade já foi negada pelo presidente Jair Bolsonaro.
O infectologista também voltou a fazer um apelo direcionado aos cidadãos que continuam não seguindo as medidas de proteção, principalmente os jovens: “Se você for na balada hoje, você pode não participar de nenhuma depois. Você pode morrer antes. A sua mãe e a sua avó podem ser contaminadas. Está acontecendo, infelizmente. Nenhum de nós está feliz. A vida pode desaparecer na sua frente. A sua vida e a de quem você ama”, finalizou.
Acompanhe a entrevista completa: