Posto de saúde demora três meses para consertar aparelho para diabético

O equipamento está desde fevereiro na UBS Autódromo na zona sul de São Paulo

Rádio BandNews FM

Posto de saúde demora três meses para consertar aparelho para diabético
Posto de saúde demora três meses para consertar aparelho para diabético
Agência Brasil

Um posto de saúde da zona sul de São Paulo demora três meses para consertar aparelho de paciente para medir a taxa de glicemia. O equipamento está em avaliação desde fevereiro na UBS Autódromo, em Interlagos.

Todo diabético tem o direito de receber do SUS medicação para controle, o aparelho medidor de glicose, tiras e lancetas. O único requisito para que o paciente tenha o tratamento é estar inscrito em programa de acompanhamento para a doença.

Lucas, de 13 anos, responde a todos os requisitos, mas desde novembro, o filho da ouvinte Maysa Weber enfrenta dificuldades para monitorar as taxas de glicemia. Isso porque o aparelho oferecido na UBS Autódromo, em Interlagos, quebrou.

À época, os funcionários do posto de saúde orientaram a troca da bateria e das tiras, o que não funcionou. Em fevereiro deste ano, o equipamento foi entregue para conserto, mas até o meio deste mês, nada foi resolvido.

Preocupada com a falta de perspectivas, a ouvinte Maysa procurou a BandNews FM nesta semana, relatando: “Meu filho precisa desses insumos. Eu não acho que é justo o aparelho dele ter dado problema e ele ter que pagar o preço agora de ficar sem os insumos, sendo que é lei. Eu já não sei mais o que fazer. Eu só sei que tem que haver um meio ou desse aparelho chegar logo para o meu filho ou deles não cortarem os insumos, porque pesa no bolso. A gente fica extremamente de mão atadas. Eles não querem mais fornecer nada para mim”.

De acordo com a ouvinte Maysa Weber, a supervisão da UBS Autódromo alega que tem que esperar a Secretaria da Saúde realizar a compra dos aparelhos, ressaltando que há fila de espera.

A Central de Ouvintes da BandNews FM entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. 

Após a nossa cobrança, o posto ligou para a Maysa e entregou um equipamento novo. “Estou muito aliviada, muito feliz pela rapidez, pela atenção pela qual vocês me responderam. Muito obrigada, porque agora a gente vai ter todos os insumos”, diz. 

Mande você também o seu problema, reclamações e sugestões para a “Central de Ouvintes Ricardo Boechat” pelo telefone (11) 99959-2100.