BandNews FM

Praias de Fernando de Noronha são atingidas por óleo misterioso

Governo investiga a possibilidade de os dejetos serem os mesmos da contaminação de 2019 no litoral nordestino

BandNews FM

Óleo em praias do arquipélago de Fernando de Noronha
Óleo em praias do arquipélago de Fernando de Noronha
Foto: EcoNoronha

Cerca de 900 quilos de óleo foram coletados de cinco praias do arquipélago de Fernando de Noronha. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, somente no último domingo (15), foram retirados aproximadamente 400 quilos de dejetos das praias.

Os trabalhos de retirada foram coordenados pelo ICMBio e pela Marinha, além de envolver aproximadamente 50 pessoas entre biólogos e voluntários.

Os vestígios são semelhantes aos que poluíram o litoral do Nordeste em 2019. Mas, de acordo com o ICMBio, não é possível ainda precisar a natureza do material, nem dizer se o óleo coletado agora é do mesmo tipo da substância derramada dois anos atrás.

A tragédia ambiental, que ocorreu há dois anos, atingiu mais de 900 cidades e foi responsável por afetar ribeirinhos, pescadores e toda a biodiversidade marinha.

Em outubro de 2019, a Petrobras atestou que o petróleo teria sido oriundo de três campos localizados na Venezuela.

A Marinha compartilhou em redes sociais que está atuando em parceria com a FAB, o ICMBio e o Projeto Tamar na limpeza das áreas afetadas em Fernando de Noronha e estuda as caudas das manchas de óleo.

Tópicos relacionados