BandNews FM

Prazo da janela partidária termina nesta sexta-feira (05)

Janela mexeu também para que parlamentares tivessem prorrogação da folga de Páscoa, chegando aos 11 dias sem atividades

Rádio BandNews FM

Prazo da janela partidária termina nesta sexta-feira (05)
Em 2024, milhões de brasileiros vão às urnas para votarem em prefeitos
Fernando Frazão/Agência Brasil

O prazo da janela partidária termina nesta sexta-feira (05). Essa é a data final para a mudança de partido por parte de vereadoras e de vereadores que pretendem concorrer às eleições de 2024 por outra legenda. 

O primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro. Definida pela Lei dos Partidos, a janela é aberta em anos eleitorais sete meses antes do pleito. 

No entanto, só são permitidas mudanças ou novas filiações em partidos para aqueles que tem cargos proporcionais em disputa naquela eleição. Com isso, neste ano, apenas as vereadoras e os vereadores podem fazer essa mudança.

O prazo de filiação para quem deseja concorrer às Eleições de 2024, mas que não vai se utilizar da janela partidária, termina neste sábado (06).

A janela mexeu também para que o Congresso Nacional, Deputados e Senadores tivessem uma prorrogação da folga de Páscoa, chegando aos 11 dias sem atividades. 

A principal justificativa é de que esses parlamentares estão nas bases eleitorais, tentando garantir apoios que possam refletir no processo eleitoral de 2026.

Inclusive o presidente Lula também tem se envolvido na questão: ao longo da semana, o chefe do Executivo esteve em estados considerados estratégicos para o Partido dos Trabalhadores, como o Rio de Janeiro, Pernambuco e também Ceará. 

O presidente quer garantir o maior número de vereadores e prefeitos eleitos, o que pode também puxar um resultado positivo para 2026.

As pausas nas atividades do Legislativo atrasaram votações de temas como a Lei de Falências, e do Devedor Contumaz. 

As análises da PEC das Drogas no Senado, além do projeto que pode trazer de volta o pagamento do seguro obrigatório, o DPVAT, na Câmara dos Deputados, também ficaram prejudicadas.