Após repercussão negativa, o prefeito de Araucária (PR) exonerou a sogra do cargo de Secretária Municipal de Cultura e Turismo. Também foi afastada a irmã dela, que ocupava a direção-geral na mesma pasta. Os afastamentos de Marilene e Elizângela Rode foram confirmados nesta quarta-feira (26), com a publicação dos decretos em Diário Oficial.
O caso do prefeito Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, foi divulgado após seu casamento com uma adolescente de 16 anos. Ele se desfiliou do Cidadania na terça-feira (25) após a repercussão.
O Ministério Público do Paraná confirmou que existem “procedimentos em andamento” para investigar o matrimônio. Por envolver uma pessoa menor de idade, a investigação segue em sigilo.
A legislação brasileira permite o matrimônio de menores de idade, a partir de 16 anos, desde que tenham a autorização dos pais ou responsáveis legais. No entanto, neste caso, também há uma suspeita de nepotismo depois das nomeações de Marilene e Elizângela Rode, familiares da menor de idade, para cargos púbicos.
O prefeito de Araucária já se envolveu em outros casos suspeitos de nepotismo. Durante o primeiro mandato no Executivo, iniciado em 2017, ele nomeou a ex-esposa, duas filhas, um cunhado e um genro para cargos no município. O caso chegou a ser investigado, mas foi arquivado em 2019 pelo STF.
Em relação às exonerações, a administração municipal informou que a sogra de Hissam não terá mais ligação com o Executivo. Já a irmã dela, que é servidora concursada, deixa o cargo de direção na Secretaria da Cultura e retornará para a Secretaria de Planejamento.