BandNews FM

Prefeitura de SP anuncia mais de 3 mil novas licenças para táxi

Foram criadas ainda duas novas categorias para o serviço

BandNews FM

Foram criadas ainda duas novas categorias para o serviço
Foram criadas ainda duas novas categorias para o serviço
Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo liberou mais 3,3 mil licenças para táxi na capital paulista. Haverá um sorteio, ainda sem data definida, para 3.698 vagas em 1.198 pontos em todas as regiões da cidade, incluindo o Aeroporto de Congonhas. Além disso, a administração municipal criou duas novas categorias para o serviço na cidade e estabeleceu normas para tentar melhorar o transporte de bagagens e cargas. 

A categoria "executivo" é intermediária entre táxi de luxo e comum que busca como alvo o público corporativo. Os veículos, nesse caso, precisam ter, no máximo, cinco anos de fabricação, de cor preta com quatro portas e capacidade de até sete passageiros. 

Na categoria "acessível", o público-alvo são pessoas portadoras de deficiência. Portanto, os táxis precisam cumprir regras de acessibilidade conforme determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como manuais de requisitos técnicos do DTP ou da SPTrans. Os carros já adaptados serão transferidos automaticamente para a modalidade. 

Segundo a Prefeitura, o uso de caminhonetes/pick-ups para o serviço de táxi está liberado. Os veículos precisam ter, porém, cabine dupla, com quatro portas e lotação máxima de até sete pessoas. Com a decisão, a administração municipal quer ampliar a diversidade de marcas e modelos de veículos que prestam o serviço.

As novas categorias terão a mesma tarifa da categoria comum. E, no caso das pick-ups, os taxistas não podem cobrar nenhum valor adicional, se itens forem transportados nas caçambas.

Tópicos relacionados