Prefeitura do Rio marca data para retomada da vacinação de professores; Brasília começa hoje a imunização da categoria

Na capital fluminense, os profissionais de 49 anos ou mais podem tomar o imunizante, já na capital federal os educadores que trabalham em creches públicas e privadas podem tomar a vacina

Rádio BandNews FM

Os profissionais da educação já estão se vacinando em todo o País. Foto: EBC
Os profissionais da educação já estão se vacinando em todo o País.
Foto: EBC

Os profissionais da educação já estão se vacinando em todo o País.

No Rio de Janeiro, os educadores de 49 anos ou mais serão imunizados a partir da próxima segunda-feira (24). Em Brasília, a vacinação começou nesta sexta-feira (21) dos profissionais que trabalham em creches públicas e privadas.

A vacinação do grupo havia sido suspensa no início do mês na cidade do Rio de Janeiro, após decisão do Supremo Tribunal Federal, que também interrompeu a imunização de outros grupos prioritários.

Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, a medida não descumpre a decisão da Corte, já que a prefeitura emitiu uma nota técnica com a garantia de doses para os grupos prioritários, seguindo o Plano Nacional de Imunização.

Ainda a partir de segunda-feira (24), a prefeitura carioca também vai vacinar pessoas com doenças crônicas neurológicas, grupo que foi incluído no PNI.

Com a inclusão dessas categorias, o município contempla os 20 principais grupos indicados pelo Programa Nacional de Imunização. O calendário completo ainda não foi divulgado.

A partir do dia 28 de maio, a repescagem daqueles que perderam o dia de vacinação vai passar a acontecer apenas em dias específicos que ainda não foram divulgados e não diariamente.

No entanto, segundo o Município, cerca de 120 mil pessoas ainda não voltaram aos postos para tomar segunda dose da vacina.

A partir do dia 31 de maio, a Prefeitura do Rio de Janeiro dá início ao calendário de vacinação apenas por idade, começando por mulheres de 59 anos. A meta é imunizar 90% da população adulta até outubro.

Na capital federal, a vacinação dos profissionais que trabalham em creches públicas ou privadas começou com pouca fila.

A aplicação das doses acontece em apenas um posto, na Unidade Básica de Saúde número 1, que fica na região administrativa do Guará, distante 15 quilômetros do Centro de Brasília.

Nesta fase, foram liberadas 1010 vacinas para professores que atuam em creches do Distrito Federal.

Esse é o primeiro para garantir a volta às aulas presenciais na rede pública.