O Brasil registrou prejuízo de mais de R$ 1 bilhão em decorrência dos incêndios florestais detectados entre janeiro e 16 de setembro deste ano. O valor é 33 vezes maior do que as perdas computadas no mesmo período de 2023.
Os dados constam em decretos de situação de emergência por queimadas e são compilados pela Confederação Nacional dos Municípios.
Neste ano, inúmeros destinos turísticos foram afetados pelos incêndios. Das Chapadas a Campos do Jordão, cenários de belezas naturais foram destruídos pelas chamas.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, falou sobre a situação e considerou que as penas previstas na legislação brasielira podem ser consideradas inadequadas. Para a autoridade, as penas devem aumentar para inibir a ação dos criminosos.
São mais de 11 milhões de pessoas afetadas pelos incêndios. Os números mostram o cenário de municípios em estado de seca e estiagem. Este ano, o Brasil teve pouco mais de 9 milhões de pessoas afetadas por essa condição, e mais de R$ 43 bilhões em prejuízos econômicos.