A campeã olímpica e pan-americana Rebeca Andrade, da ginástica artística, e o número 1 do mundo no tiro com arco Marcus d'Almeida foram escolhidos os atletas do ano no Prêmio Brasil Olímpico 2023, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e realizado nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. Nesta edição, o prêmio de Melhor Atleta do ano foi denominado Troféu Rei Pelé.
Entre as mulheres, Rebeca Andrade foi eleita pelo terceiro ano consecutivo, concorrendo com a tenista Bia Haddad Maia e a dupla Ana Patrícia e Duda, do vôlei de praia. Em 2023, a ginasta conquistou, além de dois ouros e duas pratas no Pan de Santiago, cinco medalhas no Mundial de Antuérpia, incluindo o ouro no salto sobre o cavalo, derrotando a norte-americana Simone Biles.
Já no masculino, Marcus d'Almeida teve como concorrentes Hugo Calderano, do tênis de mesa, e o surfista Filipe Toledo. Em setembro, ele venceu a final da Copa do Mundo de tiro com arco no México, que reuniu os oito melhores do mundo na modalidade.
Na disputa de Atleta da Torcida, quem levou a melhor foi a ginasta Flávia Saraiva. Outro prêmio de destaque foi o de Retorno do Ano, para atletas que voltaram após passar algum tempo longe das competições; o vencedor desta categoria foi Alison dos Santos, que derrotou a nadadora de águas abertas Ana Marcela Cunha e o judoca Rafael Silva, o Baby.
Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica, foi eleita a Revelação do Ano, enquanto Bruna Takahashi, do tênis de mesa, ficou com o Prêmio Inspire, para a esportista mais inspiradora da temporada.