Presidente da Petrobras defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Ministro de Minas e Energia diz que pesquisa será feita de "maneira ambientalmente sustentável"

Band News FM

Presidente da Petrobras defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Lula e Petrobras
Divulgação

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu a pesquisa e exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas, na região norte. A declaração foi realizada durante a cerimônia de um evento de “retomada” da indústria naval e offshore brasileira, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, da qual participam o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros.

Magda afirma que a estatal pretende “pisar no acelerador” e aumentar a produção em função do pré-sal até 2030. Adicionou que “a reposição de reservas é urgente e isso só será possível se nós começarmos a explorar nossas novas fronteiras agora”.

Ela ainda complementou que a petrolífera possui equipamentos para o monitoramento de derrames que possam causam danos ambientais. “Se nós obtivermos a licença, presidente Lula, faremos tudo de forma extremamente segura. Quanto a isso o senhor pode ficar absolutamente tranquilo (...) estejam certos de que sendo possível a licença, nós teremos no Amapá o melhor aparato de resposta à emergência já visto no mundo", concluiu Magda.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava presente no evento, reforçou que “a Petrobras já entregou os estudos complementares ao Ibama e chegou a hora de virar essa chave". Além disso, informou que a etapa de pesquisa será realizada de "maneira ambientalmente sustentável".

"É a arrecadação de mais de R$ 1 trilhão que precisa ser destinada para saúde e educação. Não podemos aceitar mais de R$ 350 bilhões em investimentos parados. A Petrobras já entregou os estudos complementares ao Ibama e chegou a hora de virar essa chave", anunciou Silveira.

Tópicos relacionados