BandNews FM

Presidente do TSE garante integridade das urnas eletrônicas

No estado do Rio, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, participou de um teste de segurança das urnas

BandNews FM

Ministro Barroso, do STF, participa de teste das urnas eletrônicas no TRE do Rio
Ministro Barroso, do STF, participa de teste das urnas eletrônicas no TRE do Rio
Divulgação/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que é uma "fantasia" acreditar em fraudes na transmissão de dados das urnas eletrônicas. O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, participou de um teste de integridade dos equipamentos no Tribunal Regional Eleitoral do Rio neste domingo (12).

O evento aconteceu para testar as urnas usadas nas eleições suplementares de dois municípios do estado: Silva Jardim, na Baixada Litorânea, e Santa Maria Madalena, na Região Serrana.

O magistrado explicou que, após o término das votações, um pen drive é retirado das urnas e as informações são encaminhadas para os tribunais eleitorais, por meio de um sistema interno criptografado. O presidente do TSE afirma que não há chance de fraude.

O ministro Barroso ainda disse que testes nos sistemas das urnas são realizados desde a criação do programa que é inserido no equipamento. Em um deles, funcionários da área de tecnologia são chamados para tentar intencionalmente invadir o sistema. Se forem identificadas falhas, os códigos são aperfeiçoados.

Ainda segundo o presidente do TSE, os procedimentos são realizados com a presença de representantes da Ordem de Advogados do Brasil, do Ministério Público e da Polícia Federal.

Em meio à polêmica sobre os pedidos de voto impresso e de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, Barroso afirmou que é preciso separar opiniões de fatos.

Os códigos-fontes criados para ser inseridos nas urnas nas eleições de 2022 serão abertos um ano antes do pleito, no próximo dia 4 de outubro, com a presença dos presidentes de partidos e integrantes da Comissão de Transparência das Eleições.

Tópicos relacionados