O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) voltou às atividades presenciais no Palácio do Planalto nesta segunda-feira após um período de recuperação de cirurgia no quadril e nas pálpebras.
Os primeiros encontros foram com o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho, e com o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
O presidente da República também participou de um evento do programa "Minha Casa, Minha Vida" por meio de videoconferência e falou sobre o retorno dele:
"Quero dizer para vocês que estou de volta. Eu fiz a cirurgia, ela completou 21 dias, para eu ficar totalmente bom e poder viajar de avião, vou ter que esperar de seis a oito semanas, mas eu estou bom. Hoje, eu já vou à tarde ao Palácio do Planalto dizer: 'estou de volta para fazer aquilo que prometi para vocês'"
No fim de semana, ele passou por exames no Hospital Sírio Libanês que confirmaram o bom estado de saúde.
Apesar da boa recuperação, segundo os médicos, Lula ainda vai ter que usar bengala por pelo menos por mais uma semana.
Hoje, o presidente Lula também conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o conflito no Oriente Médio e a guerra com a Ucrânia.
Segundo o governo brasileiro, o presidente Lula reforçou o pedido para que seja aberto com urgência um corredor humanitário em Gaza para a saída de estrangeiros.
Sobre o conflito com a Ucrânia, o Planalto diz que o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz.