O presidente Lula retirou o dreno intracraniano, sem intercorrências, nesta quinta-feira (12), de acordo com o último boletim médico. Lula passou por um segundo procedimento cirúrgico na manhã de hoje (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a equipe médica, ele está se recuperando bem.
No boletim também constava que Lula deve permanecer na UTI para monitoramento, porém, ele “passou o dia bem, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiar”, após procedimento para embolização de artéria meníngea nesta manhã.
O presidente deverá ter alta no início da próxima semana, podendo retornar à Brasília, segundo o Dr. Roberto Kalil Filho, médico de Lula. Kalil também informou que não há problema no presidente voltar com uma "agenda de despacho" no Palácio do Planalto.
O segundo procedimento cirúrgico do presidente foi uma embolização da artéria meníngea média, uma técnica endovascular utilizada para prevenir novos sangramentos no crânio, conforme explicou Kalil Filho.
Nesta quarta-feira (11), Kalil já havia antecipado que se tratava de um procedimento simples, com recuperação rápida.
Uma coletiva de imprensa está marcada para às 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira (12) A previsão de alta do presidente continua sendo a próxima semana.