BandNews FM

Prévia da inflação de janeiro sobe acima do esperado e surpreende analistas

Taxa em janeiro ficou em 0,58%; apenas transportes registra queda nos preços

BandNews FM

Prévia da inflação de janeiro sobe acima do esperado e surpreende analistas
Prévia da inflação de janeiro sobe acima do esperado e surpreende analistas
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, conhecido como prévia da inflação, sobe 0,58% em janeiro e surpreende analistas que esperavam uma alta mais modesta, de até 0,45%. Apenas o setor dos transportes não acumulou alta no índice divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE.

Na comparação com dezembro, o aumento dos preços foi menor, 0,2 ponto percentual menor. Em janeiro do ano passado, o IPCA-15 registrou alta de 0,78%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice está em 10,2%, taxa menor do que o acumulado de dezembro, que foi de 10,42%.

Entre os grupos de produtos pesquisados, apenas o setor de transportes apresentou queda em janeiro. Os preços recuaram 0,41% e a queda foi puxada, principalmente, pela diminuição nos preços da gasolina (-1,78%) e das passagens aéreas (-18,21%).

O maior aumento dos preços foi registrado nos setores de vestuário, com alta de 1,48%, e artigos de residência, que subiu 1,4%. A categoria de alimentação e bebida também teve alta e contou com grandes acréscimos, entre as maiores altas aparecem a cebola (alta de 17%) e frutas em geral (7%).

Segundo os dados do IBGE, em todas as áreas pesquisadas houve registro de alta nos preços. A maior inflação no período foi registrada em Salvador, na Bahia, com alta de 1,08%, e a menor em Brasília, com acréscimo de 0,19% nos preços.

Tópicos relacionados