BandNews FM

Prévia da inflação de outubro é a maior para o mês desde 1995

IPCA-15 acumula alta de 8,30% nos últimos 12 meses; maior impacto é resultado do grupo de transportes

BandNews FM

 Em outubro de 2020, a taxa foi de 0,94%.
Em outubro de 2020, a taxa foi de 0,94%.
Marcello Casal jr / Agência Brasil

A prévia da inflação do mês de outubro foi a 1,20% após ficar em 1,14% em setembro. Essa foi a maior variação para um mês de outubro desde 1995 e a maior variação mensal desde fevereiro de 2016. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) IBGE.

No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15, o IPCA-15, acumula alta de 8,3% e, em 12 meses, de 10,3%, acima do registrado nos 12 meses anteriores. Em outubro de 2020, a taxa foi de 0,94%.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram variações positivas. O maior impacto e a maior variação vieram do grupo transportes, puxado pelas passagens aéreas, que subiram 34%, e pela alta nos preços dos combustíveis. 

A segunda maior contribuição veio de Habitação, com destaque para a energia elétrica, que teve o maior impacto individual no índice do mês, e para o gás de botijão, que teve aumento no preço pelo 17º mês consecutivo.

Também teve alta o grupo de alimentação e bebidas, com aumento, principalmente, das frutas, do tomate, da batata-inglesa, do frango, do café moído e do queijo. Em contrapartida, tiveram queda no preço a cebola e o arroz. As carnes também diminuíram de preço, após 16 meses seguidos de alta.

Ainda registraram alta os grupos de vestuário, despesas pessoais, artigos de residência, comunicação, educação e saúde e cuidados pessoas.

Tópicos relacionados