BandNews FM

Prévia do PIB desacelera e cresce 0,57% no 2º trimestre

Expansão do IBC-Br, do Banco Central, está ligada ao setor de Serviços

BandNews FM

O mês de junho do IBC-Br registrou expansão de 0,69%.
O mês de junho do IBC-Br registrou expansão de 0,69%.
Foto: Agência Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Brasil, apontado como uma prévia do Produto Interno Bruno, apresentou alta de 0,57% no segundo trimestre de 2022, conforme divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central.

Os dados apontam uma desaceleração da economia do país, já que o índice do primeiro trimestre registrou crescimento de 1,11%.

No acumulado dos três primeiros meses do ano, o IBGE apontou crescimento de 1% da economia brasileira. Os dados oficiais do segundo trimestre ainda são calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e devem ser divulgados até setembro.

O mês de junho do IBC-Br registrou expansão de 0,69%, na comparação com maio. Em abril e no quinto mês do ano, houve redução do indicador. No acumulado dos 12 meses, o índice tem crescimento de 2,18% sem o ajuste sazonal.

Na avaliação da colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a previsão era de crescimento por conta do setor de Serviços.

Com o saque extraordinário do FGTS e com a PEC das Bondades, o governo estimulou a economia, mas “empurrou parte do problema para o ano que vem”, afirma a jornalista.

As previsões para o ano que vem indicam um menor crescimento econômico e aumento da inflação, segundo consultores ouvidos pela colunista.

Tópicos relacionados