BandNews FM

Primeira prova do Enem é aplicada neste domingo (21)

3,1 milhões de pessoa se inscreveram para participar do exame

Por

Neste domingo (21), é aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio
Neste domingo (21), é aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio
Foto: Divulgação/ INEP

Neste domingo (21), é aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em todo o Brasil em formato digital e impresso.

Ao todo, 3,1 milhões de pessoa se inscreveram para participar da prova.

Em 2020, o exame contou com cerca de 5,8 milhões inscrições. Em comparação com este ano, o número de inscritos foi quase 30% menor.

A versão impressa ocorrerá em 1.747 cidades brasileiras e a digital em 99. Todas as questões e o tema da redação serão iguais nos dois modelos.

A prova deste domingo tem início às 13h30 e termina às 19h. Serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

O candidato precisa consultar o local de aplicação do exame no cartão de confirmação de inscrição, disponível na página oficial do exame

A segunda prova ocorrerá no próximo fim de semana, no dia 28 de novembro e tem duração de 5 horas, terminando às 18h30. Neste dia serão aplicadas provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O que levar para o exame

Documento original

Para ter acesso ao local de prova, é obrigatório apresentar um documento original com foto. Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.

Caso o documento oficial tenha sido roubado ou furtado, pode ser apresentado o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias.

Máscara

O uso da máscara e do álcool em gel são obrigatórios durante a prova. Será proibida a entrada do participante sem a proteção facial por questões de segurança contra a Covid-19. O aluno pode levar máscara extra para fazer a troca durante o exame, se achar necessário.

O álcool em gel será disponibilizado para o candidato higienizar as mãos no local de prova, mas ele também tem a opção de levar o próprio

Cartão de confirmação de inscrição 

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa. 

Caneta preta

Para o Enem, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos.

Lanche

Caso queira, o candidato pode levar água e alimentos para consumir durante a prova.

O que não levar

Dentre os itens proibidos pelo edital do exame, estão os telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos - estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado.

Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, além de bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas também são vedados no dia da prova. 

Tópicos relacionados