BandNews FM

Procon de Santa Catarina reprova venda de ossos de boi em mercados do estado

Açougues estavam cobrando até R$ 4 por quilo

BandNewsFM

A procura por ossos de boi aumentou consideravelmente nos últimos meses
A procura por ossos de boi aumentou consideravelmente nos últimos meses
Foto: Marcello Casal jr/ Agência Brasil

O Procon de Santa Catarina emitiu recomendação para que mercados e açougues do estado não comercializem ossos de boi, e efetuem apenas doações do produto à população.

A medida foi necessária depois que alguns estabelecimentos de Florianópolis foram flagrados cobrando até R$ 4 por quilo.

"No momento de crise que estamos vivendo, é até desumano que esses estabelecimentos estejam cobrando por ossos", disse Tiago Silva, diretor do Procon de Santa Catarina.

A procura por ossos de boi aumentou consideravelmente nos últimos meses em decorrência da alta dos preços da carne. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a carne vermelha já acumula alta de 30,7% em 12 meses.

A tendência de alta foi impulsionada pelo aumento do valor do dólar e pela seca no Brasil. O fator climático piora a qualidade do pasto e aumenta a necessidade de uso de ração, acentuando, então, o custo de produção.

Além disso, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo de carne bovina no Brasil deverá ser de 26,4 quilos por pessoa. Isso representa uma queda de 4% em comparação com o ano anterior e de 14%, em 2019.

Tópicos relacionados