BandNews FM

Procura por testes de Covid-19 e taxa de positividade sobem nos laboratórios

Número de testes realizados e resultados positivos tem aumentado

Rádio BandNews FM

Procura por testes de Covid-19 e taxa de positividade sobem nos laboratórios
Procura por testes de Covid-19 e taxa de positividade sobem nos laboratórios
Foto: Agência Brasil

A procura por testes de Covid-19 tem aumentado nos laboratórios privados brasileiros. A taxa de positividade dos exames também tem subido semana pós semana, segundo a associação que representa o setor. Os números do setor privado costumam adiantar uma tendência da disseminação do coronavírus.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica aponta que, entre 25 de abril e 1º de maio, foram 44.095 exames realizados, um aumento de 26% na comparação com a semana anterior. A taxa de positividade ficou em 12,9%.

Já entre os dias 2 e 8 de maio, na primeira semana do mês, o aumento no número de exames foi de 8,4%, sendo 47.803 testes de diagnóstico da Covid. Cerca de 17,1% dos resultados foram positivos.

O aumento de casos pode estar associado ao relaxamento de medidas de contenção do coronavírus, que foram flexibilizadas em diferentes cidades. O uso de máscaras foi desobrigado até em ambientes fechados.

Os resultados dos testes na rede privada costumam adiantar uma tendência do restante da rede de saúde. Até o momento, especialistas pedem cautela na análise dos dados. Os médicos já esperavam a alta nos casos após as aglomerações registradas no Carnaval.

Os dados da segunda semana de maio ainda não estão consolidados, mas a Abramed estima um aumento de 40% no número de testes e uma taxa de positividade de 24,1% no período de 9 a 15 de maio.

Nesta segunda (16), foram confirmados mais 14.873 casos de Covid-19, sendo que 89 morreram em 24 horas.

O Brasil tem média de 18.329 casos diários, alta de 23% na comparação com duas semanas atrás.

Tópicos relacionados